O Programa Universidade para Todos (“PROUNI”) é um programa do Ministério da Educação (“MEC”) com vistas a oferecer bolsas de estudos a estudantes de baixa renda para possibilitar seu威而鋼
s estudos em cursos universitários particulares. Referida bolsa de estudo pode ser tanto parcial (50%) ou integral (100%).

As bolsas integrais serão concedidas a estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo; por sua vez, as bolsas parciais contemplarão os candidatos que têm renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Na hipótese de candidatos(as) que obtiveram a bolsa parcial do PROUNI e não tiverem condições de pagar a outra metade da mensalidade, pode se inscrever também no Fundo de Financiamento Estudantil (“FIES”). Veja nosso artigo sobre as Novas Regras do FIES de 2019

O(a) candidato(a) que deseja pleitear uma vaga para o PROUNI deve observar as regras para o ano de 2019. A primeira é que as inscrições devem ser feitas entre os dias 29 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019, exclusivamente pela internet (http://siteprouni.mec.gov.br).

Além disso, o(a) candidato(a): (i) precisa ser brasileiro; (ii) não ter diploma de curso superior; e (iii) ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (“ENEM”) em 2018 e obtido uma média igual ou superior a 450 pontos e não ter tido nota zero na redação.

Adicionalmente, é preciso que o (a) candidato(a) atenda, pelo menos, um dos seguintes requisitos, além do perfil de renda mínima: (i) ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou, se em instituição privada, ter sido bolsista de forma integral; (ii) ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral; ou (ii) possuir alguma deficiência.

O PROUNI também abrange professores da rede pública que tenham interesse em cursar licenciatura (normal ou superior) ou pedagogia. Nesta hipótese, a exigência da renda mínima não se aplica; todavia, o(a) professor(a) deve: (i) estar no efetivo exercício do magistério da educação básica integrar o quadro permanente da instituição de ensino e (ii) ter realizado a última edição do ENEM (observados os critérios de pontuação mínima exigidos pelo MEC).

O Ministério da Educação preparou uma seção de perguntas e respostas para que os estudantes possam tirar dúvidas específicas quanto às regras para 2019. Essa seção poderá ser acessada no seguinte endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/informacoes-aos-candidatos.

Leia aqui a íntegra do Edital do Processo Seletivo do PROUNI para o primeiro semestre de 2019.

Por Vladmir Oliveira da Silveira